Ok, ela não existe só no Brasil, foi trazida da cultura portuguesa, aliás, para celebrar os Santos Antônio, Pedro e João, muito populares entre os católicos. As datas das celebrações litúrgicas deles são bastante próximas: 13, 24 e 29 de Junho, respectivamente. Porém, algo meio irônco é que a festa não foi originalmente criada para celebrar os santos. Grande prova são as fogueiras. As benditas surgiram numa tradição pagã de celebrar o solstício de verão, que ocorria em Portugal na mesma época em que hoje são os festejos.
Então, você que acha que toda "profanação" do mundo está concentrada nos jovens brasileiros do século XXI, saiba que os europeus de antes de 1500 já não ligavam de misturar as festinhas mesmo em dia de santos.
O que vocês acham sobre isso? Eu confesso que já esperava. Embora a gente chame de "São João" esse evento não é mais tão religioso por aqui. Quem quiser saber mais, só pesquisar no Brasil Escola, no Terra, Super Interessante e demais sites confiáveis, onde eu catei ;)
No mais, aproveitemos as festas que ficaram pra gente, ou ignore tudo da sua cama se não gostar de salsichão.
A maior alegria na festa Junina é comer pastel e tomar canjica kkkk
ResponderExcluir(Vicotor aki)
kkkkkkk e salsichão?
ResponderExcluirTodos esses festivais católicos são pagãos agora. Pelo menos dá folga.
ResponderExcluir