domingo, 14 de julho de 2019

Rock N' Girls



Amy Lee; Pitty; Paula Toller; Baby Consuelo; Joan Jett; Cássia Eller; Rita Lee; Tina Turner; Alanis Morissette; Avril Lavigne; Taylor Momsen; Hayley Williams; Gwen Stefani; Florence Welch; P!nk... Você provavelmente conhece algum desses nomes entre os de vááárias outras artistas do rock. E ainda há quem defenda que Rock seja um gênero "masculino".

Apesar de um número considerável de bandas formadas apenas por homens, o estilo musical também conta com diversas bandas de integrantes femininas, algumas até exclusivamente. Uma de que sempre lembro é Agnela, um conjunto nacional formado por quatro meninas. Outra memória que tenho do rock na minha infância era Demi Lovato e seu eterno Camp e, acreditem se quiser, Miley Cyrus. Pra quem não sabe, ou não se recorda, ela conseguiu o papel de Hannah Montana cantando I Love Rock and Roll , hino de Joan Jett. Inclusive, as primeiras músicas da série tinham ainda uma pegada forte de baterias, baixos e guitarras entre as botas e jaquetas da protagonista.

O que muita gente também desconhece é o fato de o rock ter sido embasado em algumas músicas gospel de uma mulher negra. É isso aí. Sister Rosetta Tharpe, retratada no vídeo acima, pode ser pouco conhecida hoje em dia, mas com suas performances que ousavam misturar jazz e blues nas notas de uma guitarra (instrumento bastante polêmico em 1940 pelas distorções elétricas),  a artista era ídolo de figuras como Elvis Presley e B.B. King. Elvis, o rei do gênero, cresceu apaixonado e totalmente influenciado pela música dela, segundo conta a História da música.

Divisão generalista, infelizmente, é algo sempre presente nas sociedades; ainda mais quando o assunto é gênero. Pouco se sabe sobre homens no nado sincronizado ou no balé, assim como as mulheres costumam ser desmotivadas a virarem jogadoras de futebol ou ouvir rock. Ainda bem que todas essas divas aqui provam que o gênero pode ser unissex sim.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. AAAAAAAHHHHHHH! SISTER ROSETTA! Valeu por ter citado! Sim, tem muuuuuita artista em meio ao Rock(meu gênero musical favorito, diga-se de passagem). Infelizmente focam muito em grupos com apenas integrantes masculinos(não que não sejam muito importantes também). Porém, tinha um grupo muito famoso nos anos 80 chamado Sonic Youth. O guitarrista era muito talentoso e a cantora tinha um voz poderosíssima. Também teve The White Strippes com só dois integrantes(casados na época) que era o cantor e guitarrista e a baterista. Ela era bem tímida mais muito talentosa. Infelizmente, ambos os grupos acabaram pelo casamento das mulheres com os guitarristas das bandas pelos seus fatores aí. Também tem The pretty reckless e Garbage como outras bandas que ouço com integrantes femininas.

    ResponderExcluir
  3. Caramba eu juro que não sabia disso! E olha que curto Rock mais do que a qualquer outro gênero, parabéns para essas mulheres incríveis, sem elas o gênero, não seria a maravilha que eu pessoalmente conheço hoje! <3

    ResponderExcluir
  4. Sou muito suspeita p concordar que rock é mt bom kkk

    ResponderExcluir